A Fraternidade São Francisco situada na Rua Conde de Irajá,139,Bairro Campo Limpo, CEP 44.033-393 Feira de Santana/Ba tel. (75) 3487-6633. É uma casa de formação para as jovens que estão iniciando sua caminhada formativa,bem como acolher e ajudar a juventude a descobrir sua vocação e sentem interesse em conhecer melhor a Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus e manifestam o desejo de fazer uma experiência vocacional de"Vinde e Vede"
Freira por que não ?
Louvado seja Deus!
13 DE AGOSTO- FESTA DE SANTA DULCE DOS POBRES
O olhar transfigurado pela fé ampliava as fronteiras do coração de Ir. Dulce e incentivava suas ações, inclusive em face dos preconceitos e discriminações que pesavam sobre os pobres. O princípio cristão de ver a Cristo nos menores dos irmãos não se restringia a um exercício piedoso. Tratava-se, na verdade, da melhor maneira de compenetrar-se da dignidade dos pobres e da urgência de salvaguardá-la e fazê-la respeitar: “Muita gente acredita que não devemos dar aos pobres a mesma atenção que damos às outras pessoas. Para mim, o pobre, o doente, aquele que sofre, o abandonado, é a imagem de Cristo (...). Se virmos o pobre com esses olhos, seu exterior, o estar sujo, cheio de parasitas, com grandes chagas, não nos incomodará, pois em sua pessoa está presente o Cristo sofredor. Somente quem convive com o pobre pode compreendê-lo.
A paixão por Deus era o centro vital de tudo o que Ir. Dulce empreendia em favor dos pobres. Ela se dizia tão somente um pequeno instrumento, do qual a Providência se servia para realizar seus desígnios de bondade: “Somos um simples e humilde instrumento de Deus. Tudo o que fazemos é apenas uma gota d’água no oceano da vida”. Esta autopercepção dilatava sua liberdade e encorajava sua prontidão, preservando-a da soberba, da vaidade e do afã de protagonismo. Para Ir. Dulce, seguir a Cristo consistia em amá-lo como esposo, contemplá-lo na cruz, recebê-lo na Eucaristia e servi-lo nos menores dos irmãos.
11 DE AGOSTO- FESTA DE SANTA CLARA
MAGISTÉRIO DE CLARA
Clara não traça os passos de um caminho, porque o Caminho, a Verdade e a Vida é Jesus Cristo. Ensina a desejar, a olhar, a abraçar-se com amor apaixonante a Jesus Cristo como Espelho do Pai, sob a iluminação do Espírito Santo. Em inquebrantável fidelidade a São Francisco, ensina a nutrir-se, pela fé, das palavras do Evangelho. Exorta à união à Virgem Pobrezinha, a peregrina da fé, para se viverem os mistérios de Cristo na Igreja. Ensina a desejar as virtudes como joias, algo que se compra pelo seu preço; depois como braços e abraços, membros do corpo ou modos de ser e, por fim, como dons e frutos de bem-aventurança. Assim, a pobreza, a humildade, a doçura... já não são um exercício, mas tão somente o abraço com o próprio Jesus Cristo. Ilustra o exercício dos sentidos espirituais, especialmente o olhar que descobre a Formosura e o tacto que percebe a suavidade do abraço. Partilha o poder da intercessão como elemento da vida contemplativa. Contagia o seu fervor com uma linguagem vibrante, persuasiva, ungida de ternura. Levanta o voo da contemplação. Clara exorta ao amor.
Escritos de Santa Clara de Assis
23 de abril dia da nossa co-Fundadora
Dom Walmor fala do tema “Vocação: Graça e Missão” e do lema o “Corações ardentes, pés a caminho” com o desejo de que reverberem nas comunidades eclesiais católicas do país. “Abrace com coragem a sua vocação na vida da Igreja, sabendo escutar e acolher o chamado de Deus”, exortou o presidente da CNBB.
A CRB – Conferência dos Religiosos do Brasil, Regional de
Feira de Santana – BA, realizou no dia 27 de agosto
o Encontro das Etapas Iniciais que corresponde ao Aspirantado e Postulantado.
Participaram cinco Congregações: Pobres Servos da Divina Providência;
Pobres Servas da Divina Providência; Irmãs da Caridade de Ottawa; Irmãs
Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus;
Carmelitas Menores da Caridade. O encontro aconteceu na
Casa de Formação Mãe de Deus.
A assessora, Irmã Silvia Corado do Amaral da Congregação das Irmãs Missionárias
da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, abordou o tema “conjuntura”.
Trabalhando de forma dinâmica, envolvendo todos os participantes e
despertando neles o interesse pela política e demais assuntos relacionados
ao contexto atual. Num olhar atento a realidade para não sermos indiferentes aos acontecimentos que nos envolvem.
O próximo encontro ficou agendado para os dias 05 e 06 de novembro.
VOCAÇÃO PROFISSÃO
Chamado para ser Chamado a fazer alguma coisa
E para sempre vive 24 horas por dia Pode ser trocada e faço normalmente 8 horas por dia
Viver para servir. É uma ocupação na vida
Não vivendo é infeliz Não exercendo falta o necessário
Vida para o Reino de Deus Exerce um serviço para ter um salário
Vive toda a vida Pode se aposentar
A vocação é a resposta ao chamado de Desus para cumprir uma missão
A profissão é desenvolver uma atividade escolhida conforme qualidades, inclinações, gostos
Na vocação vive. Na profissão faz . Uma completa a outra
Você alguma vez, já pensou na Vocação e na sua profissão ?
Até Aqui O Senhor Nos Conduziu
Até aqui o Senhor nos conduziu
E, certamente, daqui pra frente
Ele nos conduzirá.
Desde sempre nos amou
Desde cedo nos chamou
E, certamente, não nos abandonará.
Desde o começo o Senhor estava lá,
E, certamente, daqui para frente
Ele ainda estará.
Houve dor e cruz até,
Mas havia muita fé
Se precisarmos ele nos ajudará.
Desde o começo, Ele nos deu esta missão
E, certamente, daqui para frente
Vai pedir ainda mais.
Sua graça nos chamou,
Seu amor nos enviou
Continuemos a buscar a sua paz
Viva São João !
05 de março
"Com coragem e entusiasmo trabalhemos
pela propagação da fé"Dom Amando
02 de fevereiro
Se a resposta for SIM uma Irmã poderá dialogar com você tirar suas dúvidas, te apresentar um leque de ações na uma vida de doação e amor ao próximo.
Se a resposta for Não, podemos conversar também por que conhecimento vem para nos desperta a outras possibilidades na vida!
A vida nova começa por aqui
Contato- email: vocacionalsmic@yahoo.com
O chamado é de Deus, e Ele aguarda por uma resposta!
Outubro
mês Missionário
"Não podemos deixar de falar o que
vimos
e ouvimos"
É preciso fundamentar nosso compromisso missionário e toda a nossa vida cristã na rocha da Palavra de Deus”
Agosto Mês Vocacional
SMIC
Carlo Acutis falava abertamente do seu “kit de santidade”: missa diária, comunhão e Rosário, contato com a Sagrada Escritura, adoração eucarística e a disponibilidade para fazer renúncias pelos outros.
Também o modo de lidar com as redes virtuais se tornou, para Carlo, ocasião de anúncio do que considerava essencial: a Palavra de Deus e o Pão da Vida, sua “estrada para o Céu”. Ele compreendeu que, para alcançar as pessoas hoje, era necessário entrar nos imensos ambientes digitais, sempre ao lado de Jesus.
13 de agosto
Os caminhos do Senhor são imperscrutáveis
Para Francisco, “nunca devemos esquecer o tempo e a forma como Deus entrou na nossa vida”: ter fixo no coração e na mente aquele encontro com a graça, quando Deus mudou a nossa existência.
Os caminhos do Senhor são imperscrutáveis
“Quão imperscrutáveis são os caminhos do Senhor!”, disse o Papa. Tocamos esta experiência com as nossas mãos todos os dias, especialmente se pensarmos nos momentos em que o Senhor nos chamou.
Ele tece a nossa história, a Sua chamada envolve sempre uma missão à qual estamos destinados; por isso, nos é pedido que nos preparemos seriamente, sabendo que é o próprio Deus que nos envia e apóia com a Sua graça.
Na mensagem do papa Francisco . "Somos chamados a sonhar como São José, colocarmo-nos sempre a serviço como fez São José, sermos fieis à nossa vocação a exemplo de São José. Assim, certamente viveremos com maior alegria! Sonho, serviço e fidelidade, três palavras-chave para a nossa vocação… “O Senhor deseja moldar corações de pais, corações de mães: corações abertos, capazes de grandes ímpetos, generosos na doação, compassivos para consolar as angústias e firmes para fortalecer as esperanças. Exatamente disto têm necessidade o sacerdócio e a vida consagrada, particularmente nos dias de hoje, nestes tempos marcados por fragilidades e tribulações devidas também à pandemia que tem suscitado incertezas e medos sobre o futuro e o próprio sentido da vida. São José vem em nossa ajuda com sua mansidão. E pode, com o seu forte testemunho, guiar-nos no caminho”, afirma o papa.
" Que nossa bem aventurada Mãe as coloque sob seu manto protetor,
porque vocês são suas filhas"Dom Amando
O Reino cresce e produz seus frutos pela graça e bondade divinas.
.
Somos escolhidas
"Cada uma de nós é escolhida pessoalmente por Jesus, gratuitamente para uma missão pessoal. Mas em primeiro lugar somos escolhidas para estar com Ele, para o conhecer e amar, para assimilar o seu jeito de ser e de pensar. Aprender em Cristo a lógica do Reino e não a lógica frágil dos humanos. Responder ao seu chamado é acolher a proposta do Reino".
.
Ano dedicado a São José
Em comemoração aos 150 anos da proclamação de São José como guardião universal da Igreja, pelo Papa Pio IX, o Papa Francisco acaba de dar um grande presente à Igreja, o “Ano de São José” através da Carta Apostólica Patris Corde “Coração de Pai”. Esta Carta, como o próprio título sugere, é cheia de afeto. Nasce do coração paternal de Francisco, que deseja, por meio dela, chegar ao coração de todos os católicos, convidando cada um a conhecer melhor o pai adotivo do Senhor e a sua importância no plano salvífico de Deus.
Salve, guardião do Redentor
e esposo da Virgem Maria!
A vós, Deus confiou o seu Filho;
em vós, Maria depositou a sua confiança;
convosco, Cristo tornou-Se homem.
Ó Bem-aventurado José,
mostrai-vos pai também para nós
e guiai-nos no caminho da vida.
Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem,
e defendei-nos de todo o mal. Amém.
Conhecer mais para amar mais!
vem ser SMIC
É o Senhor que te chama!
"A Padroeira da nossa Congregação é Maria Imaculada Conceição
que nos envolve com seu manto de amor
e nos ensina a seguir o Salvador
Mãe Santa do meu Senhor"
Tempo propício para discernir uma vocação,
ouvir o apelo do Senhor e da um novo sentido a vida!
Tempo da Esperança
Parabéns
Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus
São 110 anos de missão, presença forte e doação entre os mais necessitados!
Fundadores
"De todos os serviços que podemos fazer por Deus este é o maior: " Vivamos para o povo para os pobre e não para nós mesmas"
trabalhar pela salvação das almas" (Dom Amando) (Madre Imaculada)
Advento e Vocação
Além de ser um tempo de espera vigilâcia e oração
o advento nos leva a refletir a nossa vocação
Uma luz acesa
A luz da vida,
da existência de algo a mais,
uma luz que aquece o nosso interior,
envolve nosso ser,
pode-se perceber que é um tempo de espera mútuo,
em que se espera pela vinda do Senhor e Ele espera por ti no seguimento a Ele mesmo
Jovem observe os sinais, coloque em oração,
e faz uma experiência!
Coroa do Advento que tem sua forma circular – simbolizando a eternidade de Deus, que não possui início nem fim; feita de ramos verdes – que significa a continuidade da vida, a esperança;
Um ano da Beatificação de Santa Dulce dos Pobres
13 de Outubro
Santa Dulce dos Pobres rogai por nós!
Viva a Mãe de Deus e nossa!
Festa de São Francisco de Assis
“Como pode haver tanta injustiça, tanto luxo, ao lado de tanta pobreza?”.
Oração do Mês Missionário
Deus Pai, Filho e Espírito Santo,
fonte transbordante da missão,
Ajuda-nos a compreender
que a vida é missão,
dom e compromisso.
Que Maria, nossa intercessora
na cidade, no campo,
na Amazônia e em toda parte,
ajude, cada um de nós,
a ser testemunhas proféticas
do Evangelho,
numa Igreja sinodal
e em estado permanente
de missão.
Eis-me aqui, Senhor, envia-me!
Amém.
A Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus foi fundada em 1910, em Santarém, Pará, Brasil. Os Fundadores, Dom Amando Bahlmann e Madre Imaculada de Jesus, foram por ocasião da fundação, assistidos por quatro Irmãs Concepcionistas do Mosteiro da Ajuda, do Rio de Janeiro. O principal objetivo da fundação foi o serviço ao povo da Amazônia, através da educação da juventude e crianças órfãs.
A Congregação logo se expandiu por vários Estados do Brasil. Em decorrência dessa expansão, a Congregação internacionalizou-se se deparando, consequentemente, com diversos aspectos culturais em realidades as mais diversificadas às quais as Irmãs deveriam inculturar-se, conservando-se fieis às suas identidades de Missionárias da Imaculada Conceição, de acordo com a Regra Franciscana, cuja fonte é o Evangelho. Atualmente, a Congregação está presente nos quatro Continentes: Americano, Europeu, Asiático e Africano, sendo enviadas para os diversos Países: Alemanha, Estados Unidos, China, Taiwan, Filipinas, Vietnã, Namíbia, e Angola, no entanto, nos tornamos uma Congregação Internacional.
Em decorrência dessa expansão, as SMIC buscam participar do espirito de seus Fundadores vivendo o Carisma e a Espiritualidade Congregacional e servem ao povo de Deus através de vários serviços à Igreja e à sociedade.
Somos uma Congregação Franciscana, chamada a integrar o espirito de São Francisco e Santa Clara em suas vidas e temos Maria como modelo de Discípula e Missionária de Jesus Cristo, o enviado do Pai.
Fonte: Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus
Pai Santo,
Somos tuas filhas.
Queremos ser presença contemplativa e misericordiosa
especialmente entre os mais necessitados.
Sensibiliza o nosso coração.
Encoraja-nos na caminhada.
Coloca no coração das jovens o teu chamado irresistível.
Fortalece a nossa missão para que possamos seguir
enraizadas em Cristo revelando o teu amor
por onde quer que andemos. Amém!
Ir. Silvia C. do Amaral, SMIC
Serviço de Animação Vocacional
Irmã Marta Helena
(79) 9945-1951
Irmã Olívia Lucinda (Santuário Santa Dulce dos Pobres)
(71) 99389-6161
Irmã Ana Paula
(79) 8818-0456
Irmã Patricia Milanez - Responsável pelo SAV
(79) 9110-2419