LogomarcaProvincia_P.png

Notícias

Rogai por nós ! 

 

 

 

 

festa_junina.jpg
oraccca.jpg

13 de maio -Nossa Senhora de Fátima

Rogai por nós !

 

 

 

Nossa-Senhora-de-Fátima.jpg
Oração-a-Nossa-Senhora-do-Rosário-de-Fátima.jpg

Covid-19: Orientações sobre o uso de máscaras de proteção

 

 

 

Coronavirus.jpg

Maio mês dedicado a Nossa Senhora 

Maria Mãe de Deus e nossa!

Ofício+da+Imaculada+Conceição.jpg

CARTA DO PAPA FRANCISCO

A TODOS OS FIÉIS PARA O MÊS DE MAIO DE 2020

 

Queridos irmãos e irmãs!

Já está próximo o Mês de Maio, no qual o povo de Deus manifesta de forma particularmente intensa o seu amor e devoção à Virgem Maria. Neste mês, é tradição rezar o Terço em casa, com a família; dimensão esta – a doméstica –, que as restrições da pandemia nos «forçaram» a valorizar, inclusive do ponto de vista espiritual.

Por isso, pensei propor-vos a todos que volteis a descobrir a beleza de rezar o Terço em casa, no mês de maio. Podeis fazê-lo juntos ou individualmente: decidi vós de acordo com as situações, valorizando ambas as possibilidades. Seja como for, há um segredo para bem o fazer: a simplicidade; e é fácil encontrar, mesmo na internet, bons esquemas para seguir na sua recitação.

Além disso, ofereço-vos os textos de duas orações a Nossa Senhora, que podereis rezar no fim do Terço; eu mesmo as rezarei no Mês de Maio, unido espiritualmente convosco. Junto-as a esta Carta, para que assim fiquem à disposição de todos.

Queridos irmãos e irmãs, a contemplação do rosto de Cristo, juntamente com o coração de Maria, nossa Mãe, tornar-nos-á ainda mais unidos como família espiritual e ajudar-nos-á a superar esta prova. Eu rezarei por vós, especialmente pelos que mais sofrem, e vós, por favor, rezai por mim. Agradeço-vos e de coração vos abençoo.

Roma, São João de Latrão, na Festa de São Marcos Evangelista, 25 de abril de 2020.

 

Francisco

 

Oraço a Maria

Ó Maria,
Vós sempre resplandeceis sobre o nosso caminho
como um sinal de salvação e de esperança.
Confiamo-nos a Vós, Saúde dos Enfermos,
que permanecestes, junto da cruz, associada ao sofrimento de Jesus,
mantendo firme a vossa fé.

Vós, Salvação do Povo Romano,
sabeis do que precisamos
e temos a certeza de que no-lo providenciareis
para que, como em Caná da Galileia,
possa voltar a alegria e a festa
depois desta provação.

Ajudai-nos, Mãe do Divino Amor,
a conformar-nos com a vontade do Pai
e a fazer aquilo que nos disser Jesus,
que assumiu sobre Si as nossas enfermidades
e carregou as nossas dores
para nos levar, através da cruz,
à alegria da ressurreição. Amen.

À vossa proteção, recorremos, Santa Mãe de Deus;
não desprezeis as nossas súplicas na hora da prova
mas livrai-nos de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita.

 

 

 

maria.jpg

Vamos nos unir em oração pelas vocações!

IMG-20200429-WA0050.jpg

Festa de Madre Imaculada

 

Madre Imaculada tinha uma ampla visão, adequada aos tempos passados, bem como aos tempos atuais, verdadeira profetisa quando ressaltou o seguinte pensamento:

“Temos que ver o grande campo missionário; devemos estar conscientes das mudanças que estão se operando na sociedade humana, nas condições de novos tempos, os quais requerem novas tarefas e prepararmos para novos serviços”.

Feliz Festa da nossa querida Madre 

Ressuscitou

Páscoa do Senhor

A Páscoa traz para nós uma grande oportunidade de vivermos a nossa história no linear dos passos de Jesus. Quando passamos pela experiência dos exercícios quaresmais, assumimos em nossas vidas, o compromisso da mudança e da conversão para alcançarmos a festa pascal com o coração mais abrandado. Agora é tempo de luz e não de trevas.
Celebrar a Páscoa de Jesus Cristo, é proclamar a Boa Nova da Salvação. O sepulcro está vazio, Ele não está lá, Ressuscitou. Abramos o coração para que nele Jesus possa entrar e fazer a sua morada em nossas vidas, nos levando sempre a observância e a prática de suas palavras e ações.

 

ressurreição.jpg

Semana Santa

A Semana Santa é o grande retiro espiritual das comunidades eclesiais, convidando os cristãos à conversão e renovação de vida. Ela se inicia com o Domingo de Ramos e se estende até o Domingo da Páscoa. É a semana mais importante do ano litúrgico, quando se celebram de modo especial os mistérios da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.

 

sexta-feira.jpg
Semana Santa -Tríduo Pascal

 

O ponto alto da Semana Santa é o Tríduo Pascal (ou Tríduo Sacro) que se inicia com a missa vespertina

da Quinta-feira Santa e se conclui com a Vigília Pascal, no Sábado Santo.

 

 

QUINTA-FEIRA SANTA

Neste dia celebra-se a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio ministerial e realiza-se a cerimônia do lava-pés, em que o celebrante recorda o gesto de Cristo que lavou os pés dos seus apóstolos. Esse gesto procura transmitir a mensagem de que o cristão deve ser humilde e servidor.

 

SEXTA-FEIRA SANTA

A Igreja contempla o mistério do grande amor de Deus pelos homens. Ela se recolhe no silêncio, na oração e na escuta da palavra divina, procurando entender o significado profundo da morte do Senhor.

 

VIGÍLIA PASCAL 

Sábado Santo é dia de “luto”, de silêncio e de oração. A Igreja permanece junto ao sepulcro, meditando no mistério da morte do Senhor e na expectativa de sua ressurreição. À noite, a Igreja celebra a solene Vigília Pascal, a “mãe de todas as vigílias”, revivendo a ressurreição de Cristo, sal vitória sobre o pecado e a morte. A cerimônia é carregada de ricos simbolismos que nos lembram a ação de Deus, a luz e a vida nova que brotam da ressurreição de Cristo.

 

 

 

 

Coronavírus (COVID-19)

 

coronavirus_foto_pixabay_26022020.jpg
Máscaras caseiras 
O Ministério da Saúde elaborou algumas orientações para que a população faça as máscaras com os materiais que têm em casa.

 

SAIBA COMO FAZER A SUA MÁSCARA

 

  • Em primeiro lugar, é preciso dizer que a máscara é individual. Não pode ser dividida com ninguém, nem com mãe, filho, irmão, marido, esposa etc. Então se a sua família é grande, saiba que cada um tem que ter a sua máscara, ou máscaras;
  • A máscara deve ser usada por cerca de duas horas. Depois desse tempo, é preciso trocar. Então, o ideal é que cada pessoa tenha pelo menos duas máscaras de pano;
  • Mas atenção: a máscara serve de barreira física ao vírus. Por isso, é preciso que ela tenha pelo menos duas camadas de pano, ou seja, dupla face;
  • Também é importante ter elásticos ou tiras para amarrar acima das orelhas e abaixo da nuca. Desse jeito, o pano estará sempre protegendo a boca e o nariz e não restarão espaços no rosto;
  • Use a máscara sempre que precisar sair de casa. Saia sempre com pelo menos uma reserva e leve uma sacola para guardar a máscara suja, quando precisar trocar;
  • Chegando em casa, lave as máscaras usadas com água sanitária. Deixe de molho por cerca de dez minutos;
  • Para cumprir essa missão de proteção contra o coronavírus, serve qualquer pedaço de tecido, vale desmanchar aquela camisa velha, calça antiga, cueca, cortina, o que for.

 

camisa.jpg
WhatsApp_.jpeg
Maneira correta de lavar as mãos

 

unnamed (2).jpg
  Quais são os sintomas do coronavírus?

 

Os principais são sintomas conhecidos até o momento são:
      Febre.
       Tosse.
     Dificuldade para respirar.
Como o coronavírus é transmitido?

 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:

  

gotículas de saliva;

espirro;

tosse;

catarro;

contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;

contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

 

  Como prevenir o contágio

 

 

      Lave as mãos com água e sabão                    Cubra o nariz e boca ao                   Evite aglomerações                      Mantenha os ambientes

           ou use álcool em gel.                                          espirrar ou tossir.                                                                                       bem ventilados.

  Santa Dulce dos Pobres - Canonização em Roma

IMG-20191026-WA0023.jpg

Festa da Canonização de Santa Dulce dos Pobres em Salvador

 

 

IMG-20191026-WA0033.jpg

Canononização de Irmã Dulce

 

 "Irmã Dulce, a primeira mulher nascida no Brasil que se tornará santa, será canonizada no dia 13 de outrubro de 2019, em uma celebração presidida pelo Papa Francisco, no Vaticano, em Roma. No dia seguinte à canonização, dia 14 de outubro, haverá uma Missa na Igreja de Santo Antonio dos Portugueses (Roma), Igreja do século XVII. Será a Missa da Santíssima Trindade agradecendo o dom de Irmã Dulce".Em Salvador, a celebração será na Fonte Nova, no dia 20 de outubro".

"A beata levará o nome santo de Santa Dulce dos Pobres e seu dia celebrado sempre no dia 13 de agosto, a partir de 2020".

 

img.jpg

ENCONTRO DO SOR SMIC

 

  Entre os dias 10 a 12 de setembro será realizado um encontro do SOR- Serviço de Orientação Religiosa das Instituições SMIC das Unidades brasileiras no Convento Dom Amando, Salvador-Bahia. O tema será  "Nossa Missão SMIC: Dando continuidade ao projeto missionário dos nossos  Fundadores". Que Dom Amando e Madre Imaculada nos inspirem a revisitar a história da Congregação SMIC, com foco nos dias atuais. 

 

IMG-20190904-WA0040.jpg
nossa-senhora.jpg

Ano Mariano e Jubileu de 300
Anos de Nossa Senhora de Aparecida

 

O Ano Mariano foi concedido a pedido da CNBB pelo Papa Francisco, e será dedicado a devoção e às comemorações em homenagem a Nossa Senhora Aparecida por todo o Brasil.
No ano de 1717, três pescadores, levados por necessidades históricas e econômicas, saíram a pescar, numa época escassa de peixes. Por ação misteriosa de Deus, chegando ao “Porto de Itaguaçu”, a primeira coisa que caiu em suas redes foi o corpo de uma imagem quebrada, na altura do pescoço. Num segundo lance de rede, pescaram a cabeça da mesma imagem. Juntando as duas partes viu-se que se tratava da Senhora da Conceição. Depois do encontro da Imagem, a pesca de peixes foi abundante e os pescadores intuíram a presença e ação de Deus naquele singular evento.
Por assim ter aparecido, o povo chamou-a de “Aparecida”, nome consagrado pela devoção popular, chegando a ser proclamada Rainha em 1904, e Padroeira do Brasil em 1930. Este ano de 2017, comemora-se o Jubileu de 300 anos de Nossa Senhora Aparecida.